Sé vai entrar em obras com carácter de urgência


A sé de Aveiro vai entrar em obras, quanto antes, por forma a pôr cobro a infiltrações graves que estão a afectar o edifício.
A expressão do pároco - "está a meter água" - não é figura de estilo. "Quando a chuva é muita, entra água na zona do altar principal", confirma o padre Manuel João. Os primeiros trabalhos, uma intervenção ao nível da cobertura, avaliados em 308 mil euros, deverão arrancar em Setembro, "com ou sem financiamento", e prolongar-se por cerca de meio ano. O projecto foi apresentado, com carácter de urgência - e aprovado por unanimidade - na reunião de Câmara desta semana.
A autarquia contribuirá com o valor do projecto, elaborado pelos serviços técnicos da Câmara, que tomarão a seu cargo, também, o acompanhamento e a fiscalização da obra, bem como a elaboração da candidatura que a paróquia da Glória pretende apresentar a financiamento comunitário. A primeira fase, considerada "urgente", consiste na reparação dos telhados e das fachadas. Já a segunda, com custos estimados em 100 mil euros, incluirá a recuperação de pedras e azulejos, como apoio do Instituto Português do Património Arquitectónico.
A sé de Aveiro, antiga igreja de São Domingos, data de 1423, mas passou por várias alterações, ao longo do tempo. Mas, basicamente, é um templo com planta em cruz latina, capelas laterais e abóbada de berço, onde se cruzam vários estilos.

(fonte: Jornal de Notícias, 31 de Maio de 2007)