A Ria de Aveiro


A Ria de Aveiro é composta por uma enorme diversidade de habitats que a compõem, tais como, Estuário ou rio, Banco de areia, sapal, praia ou duna, lagoa de água salobra ou doce. Sendo esta também com a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto e com uma fauna e flora diversificada, que a torna um dos mais conhecidos recursos naturais portugueses.
Esta abriga uma diversidade de habitats, o que lhe concede uma importância ecológica.
Sendo as águas livres, habitat de uma variada fauna piscícola, existindo nelas numerosas espécies de algas, que serve também de alimento para certas aves.
Os terrenos agrícolas, que na sua maioria cultivasse arroz e milho, são onde se refugia uma importante população de animais marítimos.

O Barco Moliceiro é um tipo de embarcação destinada à colheita e transporte da vegetação da Ria de Aveiro, ocupação conhecida pelo termo popular de apanha do moliço, e serve para o transporte de mercadorias ou gado.
A área geográfica da sua actuação abrange toda a superfície da Ria, variando as suas dimensões conforme as zonas onde navega. Estas embarcações ostentam painéis decorativos e já deixaram de apanhar o moliço.
Presentemente andam pela ria, a fazer visitas guiadas aos turistas que visitam a cidade, principalmente durante o verão.

1 Comentários:

Às 12 de agosto de 2013 às 00:20 , Anonymous Anónimo disse...

Era giro sugerirem algumas atividades que se pode praticar na ria, em vez de a descreverem apenas. Continuem o bom trabalho :)

 

Enviar um comentário

<< Página inicial