Biblioteca Municipal de Aveiro

A Biblioteca Municipal de Aveiro foi inaugurada em 1927 e ficou instalada na antiga casa do despacho da santa casa da Misericórdia. Só mais tarde em 1963 foi aprovada a construção de um edifício destinado ao turismo, serviços culturais e biblioteca, finanças e fazenda publica.
O edifício acabaria por ser inaugurado a 16 de Maio de 1970, satisfazendo assim as necessidades culturais da época.
O desenvolvimento socio-económico da população do concelho proporcionou a uma grande quantidade de jovens o acesso à educação, o que contribuiu para a diminuição do analfabetismo e, consequentemente, juntamente com os novos desenvolvimentos tecnológicos, levaram ao aumento da procura de informação na Biblioteca Municipal de Aveiro.
O número de utilizadores aumentou, fazendo com que a biblioteca não conseguiu-se responder as necessidades da população. Perante estas dificuldades, a autarquia aveirense decidiu candidatar-se a um programa da secretaria de estado da cultura.
Os serviços da arquitectura da Câmara Municipal de Aveiro, fizeram um notável aproveitamento do edifício. Projectando o espaço funcional esteticamente ajustado as novas exigências.
Conjugando os traços e os espaços arquitectónicos principais do edifício surgiram então os espaços como, átrios, sala polivalente, secção de adultos, secção infantil e áreas de gestão e serviços.
Actualmente, a Biblioteca Municipal de Aveiro impõem-se como um dos principais equipamentos culturais que a autarquia oferece a todo o concelho de Aveiro.
Pretende ter, os seus serviços baseados no manifesto da UNESCO sobre a biblioteca publica, conjugando os valores da informação, da cultura e do lazer.